quarta-feira, 17 de julho de 2013

RESENHA: O Código Da Vinci - Dan Brown

*Na foto fala 45 milhões de livros vendidos, mais já são 80!!!!
Primeira resenha do blog, resolvi fazer com um dos meus autores prediletos da atualidade, que apesar de alguns defeitos mínimos gosto bastante dos seus livros ;)
Bom, vou começar falando do livro e no final comparo com o filme, que eu assisti logo depois que li o livro.
O livro começa com o professor Robert Langdon em um hotel em Paris (onde se passa a maior parte do livro) logo depois de ter apresentado uma palestra ele é chamado pelo comandante do DCPJ (Direction Central Police Judiciaire ou Direção Central da Polícia Judiciária) Bezu Fache, para "ajudar" a desvendar a morte de Jacques Saunière, um curador do Louvre, mas na verdade Fache desconfia que Langdon matou Jacques por conta de um recado que o mesmo deixou no piso do museu antes de morrer, nisso entra a Criptografa Sophie Neveu para ajudar o Professor Langdon a fugir de Fache porque ela acha que ele é inocente e os dois começam uma corrida desesperada pra decifrar as mensagens que Jacques deixou antes de morrer.
Logo no Prologo a gente fica sabendo quem matou o curador do Louvre, um albino numerário do Opus Dei, seu nome é Silas e ele trabalha para o Bispo Aringarosa que também faz parte do Opus Dei, os dois estão a serviço do "mestre" que só ficamos sabendo quem é no fim do livro, essa parte em especifico foi uma surpresa pra mim, pois eu jurava que esse tal "mestre" era uma pessoa e no fim ele era quem eu menos esperava! E quanto ao Opus Dei, eu fiquei meio receoso porque as praticas de mortificação corporal que os membros praticam são um pouco tortuosas de mais, inclusive essa é uma cena bem forte no filme!
O livro é muito bom, me surpreendeu bastante, diferente de O Simbolo Perdido que eu desvendei o final no meio do livro --'
Bom quanto aos "erros", eu concordo plenamente com a Tati (do Blog/vlog Tiny Little Things) quando ela diz que o Dan Brown não explora os personagens, para ser sincero eu só me prendi ao Sr. Leigh que é um personagem que entra ao logo da história, ele é bem engraçado e não mede as palavras, apesar de ser da realeza britânica! Mas sinceramente esse é o único problema dos livros do Dan Brown que me incomoda, mas não é algo que atrapalhe a leitura.
Quanto ao filme, eu achei que eles seguiram a história a risca em alguns pontos, mais excluirão coisas importantes, como o fato de serem dois Criptex em vez de um só. Os personagens também são bem parecidos com os do livro, principalmente o Silas, que foi interpretado por Paul Bettany, mas confesso que quando li as descrições da Sophie Neveu fiquei imaginando uma mulher estilo Viúva Negra do filme Os Vingadores rs.
É um livro muito bom, e para um romance policial que já tem uma "fórmula" pronta ele me agradou bastante, dei 4 estrelinhas no Skoob e eu recomendo! ;)

Ps: Dúvidas sobre minha opinião quanto ao que Dan Brown cita sobre o catolicismo, maria madalena e os evangelhos excluídos da bíblia é só deixar nos comentários!
Ps²: O Código da Vinci é um best-seller em todo o mundo, e é o 11º livro mais vendido da história, perdendo para livros como Harry Potter e a pedra filosofal, O senhor dos anéis e O leão, a feiticeira e o guarda roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário